Projeto “Acervo de Memória do ICA” realiza formação em higienização e conservação preventiva de acervos

Data de publicação: 3 de junho de 2019. Categoria: Sem categoria

Foto: Jocastra Holanda

Nos últimos dias 30 e 31 de maio, o projeto Acervo de Memória do ICA promoveu duas oficinas de “Higienização e conservação preventiva de acervos” destinadas à formação dos bolsistas do projeto. As formações foram ministradas pela Amanda Pinheiro, Técnica de Laboratório/Conservação e Restauração, da Divisão de Preservação do Acervo (DPRA), da Biblioteca Universitária da UFC, que é parceria e tem colaborado com o projeto.

Coordenado pela servidora técnico-administrativo e produtora cultural do ICA Jocastra Holanda, o projeto está em seu segundo ano de realização e tem apoio do programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A iniciativa tem como objetivo preservar a memória do Instituto de Cultura e Arte da UFC por meio da organização, catalogação e difusão de seus acervos artísticos e culturais e registros de memória. As ações do projeto estão focadas nos suportes da memória e acervos artísticos e culturais do ICA/UFC, através processos de formação dos bolsistas que atuarão na higienização, catalogação, digitalização e disponibilização destes acervos.

Foto: Jocastra Holanda

O projeto Acervo de Memória do ICA integra um conjunto de ações, coordenado pelo Setor de Produção Cultural do ICA, para a implantação de projeto de preservação e difusão das coleções e acervos culturais do instituto, que serão reunidos na Materioteca do ICA, um espaço de 662,09m², integrante do prédio do instituto, no Campus do Pici. O projeto também integra o projeto “Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão dos Acervos do Instituto de Cultura e Arte“, apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza, da Secultfor, realizado em parceria com a Fundação Astef.

Neste ano, fazem parte da equipe do projeto Acervo de Memória do ICA as bolsistas: Andressa Glenda, Andreza Hana e Crisna Sampaio. A formação promovida para higienização e conservação preventiva de acervos recebeu ainda bolsistas de outros projetos: Maria Martins, do Projeto Materioteca – Programação Artística e Cultural do ICA (Bolsa-Arte – Secult-Arte); Ana Clara e Geferson Pereira, do Projeto Livro ICA 10 anos (BIA – PRAE), Yarlis Furtado e Vitória Carla, do Projeto DOC. Dança (BIA-PRAE); além dos próprios servidores do Setor de Produção Cultural Tobias Gaede, Henrique Rocha e Jocastra Holanda.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA | labprocult.ica@gmail.com | 85 3366.9222