Consulta para lista tríplice de reitor da UFC acontece no próximo dia 08 de maio

Data de publicação: 7 de maio de 2019. Categoria: Sem categoria
De acordo com a Portaria nº 01, de 3 de abril de 2019, a consulta para composição da lista tríplice de reitor da UFC ocorrerá no dia 8 de maio, das 8h às 21h. Onde não há atividades noturnas regulares, a coleta de votos será encerrada às 17h. Podem votar todas as pessoas com vínculo institucional com a UFC. As proporções dos votos são 70% do peso para docentes, 15% para estudantes e 15% para servidores técnico-administrativos. No ICA, os locais de votação serão a Secretaria Acadêmica (SICA) e a Sala do Setor de Pessoal (SEPE), que funcionarão ininterruptamente de 08h às 21h.

A Comissão Eleitoral Central (CEC), responsável pela consulta à comunidade universitária, ressalta que o voto não é obrigatório e que o eleitor poderá votar em qualquer seção. Além disso, a portaria estabelece que o voto é secreto e uninominal, ou seja, cada pessoa vota em apenas um nome (o do candidato a reitor de sua preferência). Para participar, estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos devem apresentar documento oficial com foto.

Após a votação, o resultado é encaminhado para o Conselho Universitário (Consuni), que elabora uma lista com três nomes e encaminha ao Presidente da República, responsável final pela escolha do reitor. O Consuni se reunirá no dia 20 de maio para decidir sobre a lista tríplice, e o escolhido para ocupar a reitoria toma posse ao fim do mandato do atual reitor, Henry Campos, que exerce a função até o dia 06 de agosto.

Durante o mês de abril, o ICA realizou debates com os candidatos para o mandato 2019-2023. Custódio Almeida, Cândido Albuquerque e Antônio Gomes Filho participaram de conversas com a comunidade acadêmica e trouxeram suas propostas para o ICA e para a UFC em geral.

Estão concorrendo as seguintes chapas:

– Antonio Gomes de Souza Filho, físico, tem mais de 20 anos de carreira na Universidade, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e é o atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; tendo como vice Augusto Teixeira de Albuquerque, atual pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração;
– Custódio Luís Silva de Almeida, professor na UFC desde 1993, foi diretor do ICA, pró-reitor de Graduação e atualmente é vice-reitor da UFC; tendo como vice Davi Romero de Vasconcelos, atual diretor do Campus de Quixadá;
– José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, advogado, professor do curso de Direito desde 1991, e atualmente ocupa a direção da Faculdade; tendo como vice José Glauco Lobo Filho, da Faculdade de Medicina.

Locais de votação no Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Sala do Setor de Pessoal (SEPE), das 08h às 18h
Sala da Secretaria Acadêmica (SICA), das 08h às 21h

Os setores em que acontecem as votações não funcionarão no dia 8 de maio.

Confira todas as seções de votação na UFC.